sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acupuntura Auricular


       

        Apesar de ser pouco conhecida e divulgada, a acupuntura auricular surgiu na China há aproximadamente 5 mil anos, porém, somente após estudos do médico francês Paul Nogier em 1951, quando todos os pontos auriculares foram mapeados, o método começou a ser largamente utilizado. A orelha possui semelhança com um feto de cabeça para baixo e essa semelhança foi utilizada para mapear os pontos desse microssistema de extrema importância.



      

Através de pesquisas descobriu-se uma série de pontos curativos (atualmente mais de 200 pontos são conhecidos) que foram difundidos no mundo todo. Após a avaliação e o diagnóstico podemos realizar o tratamento utilizando agulhas – ficam cerca de 30 minutos-, agulhas semipermanentes – podem permanecer por até uma semana -, sementes de diversas plantas – mostarda é a mais utilizada-, microesferas, sangria, stipper, laser e eletroacupuntura.
A estimulação dos pontos específicos localizados no pavilhão auricular atua diretamente no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo. A aurículo acupuntura é um tratamento rápido e eficaz - dores e alergias podem ser acalmadas em minutos- e existem poucos efeitos colaterais.
Pode ser utilizada tanto para a cura de doenças, como para prevenção. Também oferece tratamento de dores em geral e distúrbios como stress, ansiedade, insônia, obesidade, depressão, tendinites, ler/dort, problemas em todos os sistemas do organismo (respiratório, circulatório, digestivo, etc). Também é indicada para adultos ou crianças que têm receio de agulhas.
O processo de tratamento é composto por anamnese, observações do pavilhão auditivo e protocolos de tratamentos a partir das queixas apresentadas pelo cliente. Devem ser realizadas no mínimo dez sessões para um melhor resultado e cada sessão tem duração de aproximadamente 40 minutos.